quarta-feira, 24 de junho de 2009

A “Guerra de buscapé” em Belém da Paraíba.

Dentro dos festejos juninos existe uma prática comum nas cidades do interior nordestino: a guerra de buscapé. Buscapé é mais um tipo de fogo de artifício utilizado para os festejos. Nesse caso, pra “guerrear” um contra os outros, especialmente nas madrugadas do dia e da véspera de São João. Porém, pelo poder destrutivo dos buscapés, essa “brincadeira” não é recomendada para crianças e adolescentes. Como também para adultos “despreparados”.

A cada ano aqui em Belém, por exemplo, a justiça libera uma rua para a prática dessa tradicional brincadeira. Neste ano de 2009 a rua liberada para a guerra de buscapé é a Rua Virgílio Cruz, no bairro do Tribofe. No entanto, nem sempre as pessoas respeitam a portaria. Confesso que é difícil centralizar em apenas uma rua a famosa guerra de buscapé. A prática tornou-se comum em várias regiões da cidade. Mas, a polícia estará atenta para coibir os abusos.

Vocês poderiam até se perguntarem: Por que um danado de um buscapé atrai tanto as pessoas? Eu posso responder como um dos “guerreadores”. Na verdade, o fogo sempre fascinou o homem. Até por motivo de sobrevivência, como na era pré-histórica. Contudo, no caso desses buscapés do período junino, é o perigo, o “som” desses objetos que fascinam, pelo menos a mim.

Eu sei que muitos leitores discordarão da minha opinião, mas essa prática está enraizada na nossa cultura nordestina. O importante é seguir a recomendação da justiça, em relação ao local e o horário, além da proteção adequada. E depois é rolar a madrugada com o barulho dos buscapés, os quais atraem a atenção dos moradores, que só vão dormir na véspera e no dia de São João, após as nossas “guerras de buscapés”. Mas é só uma vez por ano. Entenda pessoal! Deixe a gente brincar um pouquinho.

5 comentários:

Marco disse...

Rapaz coloque um vídeo pra gente matar saudades. Deste esporte nordestino de grande valor.

Júnior Miranda... disse...

Caro amigo Marco,infelizmente não gravei a "guerra de buscapé" esse ano. Mas fica a sugestão para o próximo ano. Até breve!

Anônimo disse...

mas se tiver no saO PEDRO vc grava pra agente aki do sul matar a saudade da nossa terra... agradeço.

Jackson Leandro disse...

está na cultura do nosso povo,só precisa realmente ser feita com segurança,mas fora isso ,é sem dúvida parte importante da cultura nordestina.

Júnior Miranda... disse...

Infelizmente não houve mais guerra de buscapé aqui no meu bairro no São pedro. Próximo ano tentarei gravar um vídeo. Obrigado por acompanhar o blog

Clicky Web Analytics