quarta-feira, 17 de junho de 2009

A importância do Poder Legislativo para a democracia brasileira.

Diariamente acompanhamos pela imprensa vários escândalos envolvendo os nossos parlamentares, sejam eles na esfera federal, estadual ou municipal. Vemos o despreparo de senadores, deputados e vereadores nas casas legislativas. Sem falar dos escândalos de corrupção que alguns deles se envolvem. E aí você pode se perguntar: será que são necessários os parlamentares? Claro que são importantes! O questionamento deve ser o seguinte: Você tenta escolher bem seus representantes?

Muitos de nós já conhecemos, por exemplo, as práticas de alguns vereadores, de alguns parlamentares. E ainda teimamos em elegê-los. Quando digo “teimamos”, me refiro a uma parcela da sociedade. E a imprensa? Ela se exime das responsabilidades? Claro que não! Pois boa parte da imprensa brasileira é ligada a grupos políticos locais ou regionais. Por isso tenhamos cuidado quando determinado meio de comunicação se gaba como detentora da “transparência”, da “honestidade”, ela também está lutando pela obtenção do poder, e muitas vezes cometem os mesmos atos de corrupção. O que não justifica os demais.

Analisem o que está acontecendo no Senado. Analisem! Não reproduzam apenas o que os meios de comunicação falam. Pois tem certos jornalistas que reproduzem exclusivamente o que seu editor chefe manda. Daí a importância de analisarmos os fatos. Por exemplo, achei muito importante o discurso do senador José Sarney. Em minha opinião ele foi direto ao assunto. A crise realmente é do senado como um todo. E a imprensa não pode se comportar como um setor “intocável” da sociedade brasileira, no que diz respeito aos seus comportamentos insaciáveis por “escândalos”, muito deles forjados, para ganhar audiência.

Vale ressaltar que imprensa é importantíssima para a consolidação da democracia. Apesar dos escândalos de alguns legisladores, é preciso que a imprensa deixe claro para a população a importância que o Poder Legislativo tem para a democracia brasileira. Denuncie a corrupção? Denuncie! Porém deve-se ter cuidado para que a crise nos parlamentos brasileiros não justifique práticas ditatoriais. Se é que já não está acontecendo. O fato é que precisamos excluir dos parlamentos certos tipos de senadores, deputados ou vereadores que não mostram competência para assumir os cargos. Um novo parlamento é possível!

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics