quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TV Record: a mais regional do Brasil

Um dos principais méritos da Rede Record é a regionalização da sua programação. Nos últimos anos os telespectadores da emissora podem acompanhar notícias relacionadas ao seu estado ou a sua região de origem. Claro! Na sua devida proporção, pois ainda prevalecem o noticiário paulista e fluminense na grade da programação nacional, como em qualquer emissora brasileira.

No entanto, o espaço que a Rede Record dispõe para as suas TVs afiliadas espalhadas pelo país, é um fator que demonstra, pelo menos em minha opinião, o interesse pela regionalização. Por exemplo, a TV Correio, filiada a Record, está transmitindo pelo segundo ano, o Campeonato Paraibano de Futebol. E aí eu pergunto: Qual emissora brasileira cede tamanho espaço em sua programação para a transmissão de um campeonato estadual fora do eixo Rio-São Paulo? Principalmente em horário nobre! Acredito que, no momento, apenas a Record.

Esta abertura para os programas regionais traz para o telespectador um sentimento nativo, de suas raízes, de sua terra de origem. Quem acompanha apenas os telejornais em rede nacional, perde aos poucos, o interesse pelas questões locais, principalmente aquelas pessoas que não tem acesso à internet, ou aquelas que não têm condições financeiras para a compra de jornais impressos de sua região ou estado.

Mesmo acessando a internet quase que diariamente, lá em casa tinha uma lacuna jornalística que me incomodava: a falta dos telejornais locais. Pois, como tínhamos instalado apenas a antena parabólica, deixávamos de acompanhar as notícias da Paraíba. Mas, o problema foi resolvido logo. Instalamos a antena UHF e passamos a acompanhar o noticiário local.

O detalhe das antenas parabólicas ficará para um outro artigo, mas vale ressaltar que os telespectadores não se satisfazem com, cinco, seis ou sete emissoras para assistirem em suas casas, especialmente nas cidades do interior. E eles têm toda razão! Tomara que com advento da TV digital os telespectadores brasileiros possam escolher realmente o que querem assistir, e não o que as emissoras impõem em suas programações nacionais. Por isso, parabéns a Rede Record por contribuir com a regionalização através de sua grade de programação.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics