domingo, 11 de janeiro de 2009

Palavra dos mais velhos.

Já diziam meus queridos avôs: “O mundo vai se acabar com fogo”. E a profecia está se cumprindo. Vejam só! O mundo vive uma grave crise ambiental, são fortes enchentes como a de Santa Catarina, secas mais intensas na Região Nordeste e até na Amazônia, degelo nos pólos da terra, furacões mais destruidores, enfim, uma grande desestabilidade no clima do mundo, motivada principalmente pela ação do homem, causando o tão famoso aquecimento global.

O curioso é que a intuição das antigas gerações estava correta, o planeta está mais quente. Este “fogo” que falava meus avôs pode ser interpretado como o “aquecimento global” vivenciado atualmente. E como eles sabiam se já foram os seus avôs que diziam e não tinham na época instrumentos para prever? Seria mais uma lenda popular “baseada” nos escritos bíblicos?

Outra interessante estória contada pelos meus avôs, quando eu era criança, dizia respeito à escuridão no “fim do mundo”. Eles falavam que no final dos tempos o mundo ficaria escuro e nenhum tipo de energia poderia ligar lâmpadas ou algo parecido, apenas as velas “bentas” poderiam ser acesas, por isso deveríamos guardar a vela da primeira comunhão. Parece até engraçado! Mas, que existe uma certa verdade nesse conto, existe. Ou a espécie humana muda seu comportamento em relação ao planeta, ou todos nós sucumbiremos na escuridão de um planeta poluído e sem condições de vida saudável.

Entendo que essas estórias são pedagógicas no que diz respeito à relação do homem com a natureza, e com o próprio homem. O ser humano não pode perder o sagrado que existe nele. Como também não deve ser manipulado por histórias apocalípticas. A verdade é que estamos deixando como herança para as próximas gerações um planeta “sujo”, “poluído” e “escuro”, mas ainda existe aquela luz “benta” no fim do túnel. A luz da nossa consciência.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics