segunda-feira, 6 de abril de 2009

Torpedão 27: FMI pede dinheiro ao Brasil.

Não tô dizendo! Depois dos elogios rasgados de Obama ao presidente Lula, não poderia deixar de publicar um torpedão sobre o pedido de ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) ao Brasil. Pois é! O famoso FMI pediu dinheiro ao presidente Lula para a criação de um fundo global com o objetivo de enfrentar a grave crise econômica mundial. Há alguns anos atrás era o Brasil quem pedia dinheiro emprestado ao FMI, e agora a situação se inverteu. O Lula continua com muita credibilidade pelo mundo a fora. E apesar da ligeira diminuição de popularidade, segundo as últimas pesquisas, continua com uma excelente avaliação, para desespero de seus adversários. O homem continua com força!

11 comentários:

Júlio Cezar de Miranda disse...

Quem diría FMI, você irmão cianes do capitalismo, você que por muito tempo deu pitáco e fez a economia brasileira sua refêm, com ajuda de FHC, é bem verdade. Quem diría FMI, você que explorou ao máximo à America Latina e os países pobres; você que impulsionou o desemprego, você que aumentou a mizéria nos países periféricos, subdesenvolvidos. Você que maltratou o Estado, vomitou desprezo, dizendo que, ele não servia para nada, só fazia atrapalhar. Pois é, agora você vem pedir socorro ao Brasil, justamente ao Brasil! a quem você tanto pisou, a quem tanto humilhou, a quem tanto impôs uma politica economica neoliberal. Pois é FMI, você agora está agonizando na UTI, pedindo misericórdia, um pouco de sangue para viver ao Brasil. Pois é FMI! a que ponto você chegou?!! Sinceramente FMI, meus pêsames.

Valter Alves disse...

Enquanto nosso dinheiro é emprestado lá fora, aqui continua o desemprego, insegurança, fome, saúde sucateada. Isso é bom emprestar dinheiro ao FMI? Ao contrário de alguns anos atrás. É bom sim, mas temos que ver no Brasil tem muita coisa a ser resolvida. Mas infelizmente as coisas mais essenciais para o nosso povo acaba esquecidas por notícias como essa. Lula é o Cara! Ainda falta muitooo! Temos q viver da realidade e não de fantasias!

Marcelo do PT disse...

Caro Valter Alves
É Importante dizer que antes de tudo a crise mundial posta ai não foi o Brasil quem provocou e estar menos atingido que qualquer outro país da Europa, Ásia e principalmente os Estados Unidos. O Brasil sempre foi devedor do Fundo Monetário Internacional, quem não se lembra dos comentários que diziam "A divida do Brasil não tem como pagar" ou então "A Souza Cruz quer pagar a dividida do Brasil em troca de isenção fiscal" Pois é! Nem a divida era impagável e nem foi preciso isentar a Sousa Cruz de impostos que vão para a saúde em troca do pagamento da divida. É preciso que se esclareça ainda que o Brasil não vai emprestar dinheiro ao FMI, e sim fazer depósito em um fundo de reservas para ajudar a combater a crise mundial, e isso é Bom sim porque o Brasil aumenta fora do país o seu nível de credibilidade e esse dinheiro poderá ser resgatado a qualquer momento, assim o governo Brasileiro queira, ou seja é uma popança, gostaria ainda de compara os efeitos desta crise para o Brasil com os efeitos da crise passada quando FHC era presidente, hoje o dólar não ultrapassa a casa do 2,35, no passando o dólar chegou a 4,50 e o risco Brasil chegou a 900 pontos, ninguém confiava no Brasil, a inflação passava de dois dígitos e o desemprego assolou o pais, os juros passaram de 18%, diferente do governo Lula, juros em baixa, inflação abaixo de dois dígitos e nunca se gerou tanto emprego no Brasil quanto no governo Lula, as medidas do governo Brasileiro pra enfrentar a crise são elogiadas no mundo inteiro, basta ver que graças a isenção de impostos para automóveis, motocicleta e materiais de construção combateram o desemprego que teria sido muito pior se essas medidas não tivessem sido tomadas. Os investimentos pra saúde neste governo poderiam estar melhores se o senado não tivesse acabado com a CPMF, contribuição que era investimento na saúde. Na segurança publica como você é um rapaz inteligente deve saber que a obrigação é dos estados, mesmo assim o governo federal não tem se furtado e criou medidas como a força nacional de segurança, construiu presídios federal sendo o primeiro governo a tomar essas medidas, mas não apenas isso se você procurar saber vai ver os investimentos de infra estrutura que estão sendo feitos nas favelas da cidade do Rio de Janeiro e em outras Grandes cidades brasileira, tem investido fortemente na educação que também trás segurança, e fome já não mata mais no Brasil porque o governo Lula colocou comida na mesa dos brasileiros, basta pegarem os dados da UNESCO e do Fundo das Nações Unidas para o Combate a pobreza. Sei que tem muitos problemas pra serem resolvidos no Brasil, afinal são mais de 500 anos de descaso.
Esse governo é o melhor que o Brasil já teve, e Lula é o Cara que mudou o Brasil, e tudo que vivemos hoje é uma realidade, fantasia eram os brasileiros sonhar com comida na mesa e não ter, realidade é o Bolsa Família, fantasia era sonhar com corruptos e ricos serem presos, realidade e a PF botando gente na cadeia e gente de colarinho branco, fantasia era sonhar com a transposição, realidade e a transposição sendo feita neste governo, fantasia era sonhar com rodovias duplicadas, realidade é as duplicação sendo feita, veja a BR 101 de Natal a Recife, fantasia era sonhar com brasileiro sem pagar aluguel, realidade é 1 milhão de casa sendo construídas para os pobres, fantasia era sonhar com criança nutrida, realidade é o leite chegando em casa, fantasia era o agricultor sem perder sua safra, realidade é o seguro safra para o agricultor. Tem tantas outras realidades que poderia falar, mas se você meu caro Valter Alves dedicar um pouquinho do seu tempo a estudar a fundo a realidade de hoje é o que era ontem, principalmente na economia ai você vai ver que Lula é o cara !!!!!!!! E esse governo mudou o Brasil.

Jackson Leandro disse...

Concordo plenamente,ao invés de emprestar dinheiro ao FMI,porque não empregar esse dinheiro em melhorias na saúde e na educação por exemplo,que andam de mal a pior no país,mas infelizmente,a mídia fez todo um cerimonial,como se fossemos os heróis do mundo ao emprestar dinheiro ao FMI,lamento essa atitude típica do capitalismo mais que selvagem,onde prevalece apenas o poder do dinheiro,e o povo???o povo que se vire,que psse fome,dificuldades,péssima educação,péssima saúde,não é mesmo??!!!
LUTO PELO MOMENTO VIVIDO DE EXTÂSI INTENSO PELO BRASIL,SEM MOTIVO ALGUM!!!!

Valter Alves disse...

O povo que se vire mesmo. O povo q se livre da dificuldade, do desemprego, da má saúde, q o povo se livre da insegurança.

Jackson Leandro disse...

Concordo também com você caro Valter,ogrande mal de muitos brasileiros é insistirem e mviver na ilusã ode que tudo está perfeito se acomodar,e achar que aquilo já está bom demais,realmente ,Lula está sendo um grande presidente,não tenho dúvidas,mas falta colocar os pés no chão e ver que a saúde definitivamente continua um caos,a educação continua um caos total,e se é obrigação do estado investir,é obrigação do governo federal fiscalizar de forma mais rígida,é isso que falta.
chega de comodismo ou extasi com simples frases que são ditas lá fora,elas nã oirão resolver os problemas do nosso país.
ACORDA BRASIL!!!!!

Marcelo do PT disse...

Amigos Jackson e Valter!
Respeito a opinião de vocês, mas sinto um pouco de raiva na exposição de você e isso não é bom porque a raiva cega. Se não fosse essa raiva Jackson você não diria que a educação estar um caos, e você enxergaria as ações deste governo na educação, quer exemplos?
No ensino superior, o prouni estar revolucionando a educação superior no Brasil e colocando filhos de pobres nas universidades particulares, pagos pelo governo através de isenção fiscal, esse governo tem o maior programa de financiamento de educação, o FIES através da Caixa econômica federal, esse governo tem fechado cursos que não atende os critérios do governo, o ideb do Brasil já chegou a 4,6% a media dos países desenvolvidos é 6%, mas vale lembrar que o governo lula pegou a 2% e mais que duplicou, esse governo estabeleceu piso de 950, reais para professores do ensino infantil, fundamental e médio, dobrou o números de vagas nas universidades publicas, só aqui na Paraíba criou o campus de Sousa, http://www.eafspb.gov.br, campos de cajazeiras, campus de Picuí, campus de Princesa Isabel, campus de Monteiro, campus de Cabedelo e estar em fase de implantação os campus de Mamanguape, Sapé e Guarabira. Tudo isso neste governo, por isso que não admito dizer que a educação estar o caos, aumentou o numero de aluno nas escolas, a evasão escolar diminuiu e muito neste governo recursos financeiros não faltam, se você conversar com qualquer diretor de escola ele vão te falar do dinheiro direto na escola que vem sem intermediário e quem administra é o conselho escolar, tem recursos do PDE, entre outros. Por isso amigos reafirmo que esse governo é dirente inclusive quando deposita dinheiro no FMI, que um exemplo? Ontem três grandes empresas estrangeiram já decidiram se instalar no Brasil e vão trazer milhares de empregos, apenas porque o Brasil é um país saudável financeiramente e um mercado promissor e o diretor da empresa disse na televisão que um país que deposita dinheiro no FMI é um país fora de riscos pra investimentos, vocês estão vedo? A importância da coisa. Veja que é a opinião de vocês contrariando a do resto do planeta. Quem será que estar errado???????

Jackson Leandro disse...

Meu caro Marcelo,tenho a mais absoluta certeza que não se trata de raiva,e sim de uma realidade vivida diariamente,pois sou estudante universitário e enfrento as dificuldades de perto,e vejo as reclamações dos professores todos os dias,nã ofalei por raiva,ou por dispeito,mas apenas aquilo que sei e vivo no meu cotidiano.mas como tds já sabem estou de viagem marcada pra joão pessoa,iniciar enfim uma nova etapa onde finalmente vou poder lutar concretamente pelos meus sonhos e a realização deles,por isso,este é meu último comentário sobre este assunto,pois não quero transformá-lo num debate particular,creio que este nã oera o propósito real,tenho coisas mais importantes a fazer,como me preparar e cuidar do meu futuro,pois ele só depende de meus esforços,e não do qt defendo ou deixo de defender os que estã ono poder.
mesmo assim continuo admirando-o pela sua capacidade e coragem,desejo que prospere profissionalmente.
PS:nã ocreio que estou errado,e nã ome importo em estar contra o resto do planeta,mesmo que ele se resuma apenas ao Brasil,tenho princípios e opnião própria,não me deixo levar pela mídia.
que Deus o abençõe.

Valter Alves disse...

Pus minha opinião pra mostrar que nem tudo está nos conformes. A raiva é cega sim, mas a pior cegueira é akela em que alguem não tem coragem ou simplismente ignoram de ver os problemas existentes no nosso país. E que o povo brasileiro, exceto parte do povo, continuem se virando para Lula continuar sendo o cara, afinal vamos ter q apertar o cinto para isso!

Marcelo do PT disse...

Jackson a recíproca da admiração é verdadeira, também te admiro e respeito sua opinião embora não concorde co m ela, a você nada me resta a não ser te desejar boa sorte e te dizer que não tenho duvidas que serás um vencedor, sei exatamente o que passa em tua cabeça, já tive a sua idade e posso te dizer que também já me excitei na tentativa de tentar mudar o mundo do dia pra noite e hoje sei que não é assim que as coisas funcionam, perdi sono, chorei, quase perdi as esperança levante a cabeça e continuei , por isso tenho certeza que quando você tiver minha idade vai lembrar de tudo isso. Posso te dizer que o debate de idéias igual ao que estamos tendo agora me ajudaram muito, debater é bom, eu só sinto que você esteja transferindo problemas que você sente na UEPB para o Governo Federal e esse não tem culpa porque UEPB é responsabilidade do Governo do Estado, o que compete ao Governo Federal ele estar fazendo e muito, falta muito afinal como disse são 500 anos de descaso e não será Lula nem os que vierem depois dele que vão resolver todos os problemas do Brasil, Afinal mudança é um processo a longo prazo. Quando tinha sua idade sofri muito por que não entendia isso, mas o tempo e a experiência vão fazer suas opiniões mudarem, afinal você é um menino inteligente e será um grande vencedor que trará orgulho pra essa terra.

Júlio Cezar de Miranda disse...

Lula indiscutívelmente é e será sem sombra de dúvidas o maior e melhor presidente de todos os tempos do Brasil. Tenho a certeza que, se formos comparar os dois mandatos de Lula veremos que o nosso país avançou e deu um salto de qualidade. Sabemos também que, a elite que dominava o Brasil desde o Período Colonial, Imperial passando pela República Velha e hoje representada pelo PSDB, DEM, BANQUEIROS NEOLIBERALISTAS, VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO etc. Via e vê a população com menos poder aquisitivo e com pouca cultura como massa de manobra, gente que na Pirâmede Social ainda é a maioria, apesar de ter diminuído, lembrando que não se muda uma herança de mais de 500 anos em praticamente 8 anos de mandato. Toda e qualquer área, seja ela Educação, Saúde, Segurança Pública, etc. É fruto de parcerías entre as três esferas de Governo, se o Governo Federal repassa verbas e/ou libera convênios para melhorias de qualquer área que seja, cabe ao representante ou orgão do Governo a qual foi repassada a verba, saber usá-la e não desviar os recursos repassados, claro que o papel do Governo Federal e fiscalizar e isso ele o faz, mas nada é 100%. Devemos também tomar cuidado com as informações da " Grande Mídia", por exemplo, a Veja e a Folha de São Paulo, que de forma parcial(todos nós sabemos)a que grupo político pertecem, tentam manipular e cegar de forma covarde a população, criando factóides que não exitem. Comparar o Brasil de hoje com o do tempo governado por FHC - que faz parte de um partido organizado para favorecer única e exclusivamente aquela elitezinha corrupta que o sustenta e apoia - é covardia, FHC junto com a turma da Tucanhalice quase faliu nosso país, praticamente deixou penhorado para organizações como FMI por exemplo, e a quem hoje o Brasil deposita ou empresta dinheiro para ajudar na crise que vivemos. Não me venham com essa história de falar que o Brasil empresta dinheiro ao FMI e esqueçe das dificuldades que passamos, a dificuldade que passamos também é fruto da crise, a economia é globalizada, e qualquer oscilação ou problema que surga lá fora virá como um efeito dominó para cá; o própio exemplo disse e a atual crise surgida nos EUA. O Brasil acerta na decisão de emprestar dinheiro ao FMI, para tentar acabar com a crise, porque atacando a origem dá crise e diminuindo o impacto maléfico que ela traz consequêntemente o país voltará crescer com responsabilidade como vinha crescendo. Falando sobre educação veremos que, ainda falta muito para chegarmos ao indíce dos países desenvolvidos, mas apesar das dificuldades encontradas e das muitas coisas que temos a melhorar, veremos que demos um grande salto, como já foi dito, é só pegarmos os indíces de antigamente e os de hoje, é só observamos a democratização das Universidades, é só ficarmos atentos a progamas como PROUNI, a programas de financiamento educacional como o FIES e chegaremos a uma conclusão de quanto mudou o acesso a Educação. Claro que existem fatos isolados em tudo.
Por isso, todos nós precisamos pesquisar mais, fazer comparações para chegarmos a essa conclusão óbvia que o nosso País melhorou muito e ainda tem muito a melhorá. Devemos fazer comparações e pesquisar sempre para não sermos manipulados por essa parte podre da imprensa que insisti em dizer que o nosso Brasil não avançou e nem se desenvolveu por pura inveja e despeito desse fato ter acontecido em um governo Petista.

Clicky Web Analytics