terça-feira, 21 de abril de 2009

“Os políticos tem que encarar o povo”.

“Se você entra nessa vida tem que encarar o povo”. Essa frase foi dita pela ex-vereadora Soninha da cidade de São Paulo, no programa CQC da BAND, em relação aos políticos. E ela tem toda razão. Os políticos devem dar satisfação ao povo. Não é nenhum favor, é uma obrigação. E se vocês estão percebendo parece que as coisas estão mudando, mesmo que lentamente, mas estão. Ou os políticos se adaptam a nova realidade ou vão ficar para traz. As novas gerações não suportam mais as maneiras arcaicas de fazer política.

Repito. Ou os políticos se tornam transparentes e atualizados ou ficarão para traz. Não dar mais para esconder os fatos da população. Estamos vivenciando a era da informação instantânea e democrática desencadeada pela internet. A sociedade brasileira está cada vez mais atenta e fiscalizadora. Os grandes monopólios da informação estão sendo aos poucos desfeitos. Basta ver que no meio da juventude, por exemplo, a internet é atualmente um dos principais meios de comunicação, se não for o principal. E não dependemos apenas das informações da “grande imprensa” como a Globo, Record, Revista Veja, Folha de São Paulo, etc., etc., etc.

Com a era da informática, da internet, as questões locais estão sendo mais debatidas. E isso é muito bom. Basta ver o nosso blog e tantos outros espalhados pelo Brasil e pelo mundo, discutindo e expondo os mais variados assuntos. Será que os grandes veículos de comunicação abririam espaço para tais debates? Claro que não! Apesar de tudo a imprensa brasileira também vem contribuindo com a efetivação da democracia. Vejam os escândalos divulgados pelos telejornais. Não devemos encarar isso como sinal negativo apenas. Isso significa que a sociedade está mais atenta, ou como se diz na linguagem popular, está “mais cabrêra”.

No entanto, ainda é preciso um longo e permanente trabalho de conscientização do povo brasileiro. Pois a praga da compra de votos ainda persiste entre políticos ilegítimos. É... Meus amigos! Quando um candidato ou uma candidata são eleitos comprando votos tornam-se imediatamente representantes ilegítimos. Têm mandatos de “direito”, mas não de fato. Ou é o contrário? Vejam o que aconteceu com os ex-governadores da Paraíba e do Maranhão, foram cassados pelo TSE por abuso de poder econômico. Como falei, temos um longo caminho a percorrer, mas ainda vislumbramos novos horizontes. Aos poucos a coisa tá mudando no Brasil.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics