terça-feira, 28 de abril de 2009

Suspeita de Gripe Suína no Rio Grande do Norte deixa a Paraíba em alerta.

As suspeitas de que a gripe suína teria chegado ao estado vizinho do Rio Grande do Norte fez a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba convocar um pool de órgãos nesta terça-feira 28, para traçar ações de controle da doença. A partir de hoje já estão em curso ações emergenciais, entre as quais monitoramento em portos e aeroportos do Estado para diagnosticar casos importados. A reunião está marcada para esta quarta-feira 29, às 09h00, na sede da SES, em João Pessoa.

O encontro foi convocado pela Gerência de Vigilância em Saúde do Estado, que inclui as gerências de Respostas Rápidas, de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental. Foram chamados para a reunião representantes das prefeituras de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Campina Grande; agências estadual (Agevisa) e nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Laboratório Central do Estado (Lacem). A gerente de Vigilância Epidemiológica, Nadja Rocha, explicou que a reunião servirá para traçar um plano conjunto de ações, muitas delas já em execução pelos órgãos envolvidos.

“Até agora, não foi notificado nenhum caso suspeito de gripe suína no Estado, mas há um risco de recebermos casos importados e, por isso, essa necessidade de criar barreiras sanitárias, preparar os serviços de referência e ter um estoque de medicamentos anti-virais. Todos esses detalhes serão discutidos nessa reunião”, disse Nadja.

Fonte: WSCOM

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics