segunda-feira, 16 de março de 2009

Uma nova imagem da Paraíba


Nos últimos meses a Paraíba vem tendo destaque na imprensa nacional. Mas, infelizmente, através de notícias negativas que só mancham a imagem do nosso estado, como o envolvimento de políticos paraibanos em corrupção, cassação de governador e de deputado, enfim, notícias que não trazem nenhum benefício à imagem da nossa Paraíba. Além disso, ainda tem aquele estereótipo de um estado nordestino pobre e com um povo morrendo de sede e de fome por causa das secas.

É evidente que o nosso estado tem muitos problemas sociais e econômicos, e que precisam ser enfrentados com ações contínuas, para que possa diminuir, pelo menos, este quadro de desigualdade social, não exclusivo da Paraíba, mas tão acentuada pela mídia brasileira, que não deixa de ser verdadeiro. O problema é que parte da imprensa não se propõe em mostrar o outro “lado da moeda”, só mostra as mazelas do estado.

Na Paraíba têm sim coisas boas a serem divulgadas. Prova disso são as reportagens, por exemplo, do Richard Rasmussen da TV Record, mostrando a exuberante natureza do estado, desde o litoral ao sertão paraibano. A nossa Paraíba tem praias belíssimas; tem cidades históricas a serem visitadas; tem municípios com belas paisagens serranas; tem o nosso quente sertão com os “braços de mar”, aqueles grandes reservatórios de água, a comida típica, a cultura sertaneja.

Já a seca é uma característica marcante do Nordeste, e consequentemente da Paraíba, mas não pode ser “combatida”. Precisamos conviver com ela e exigir que os governantes desenvolvam ações para minimizar os efeitos deste fenômeno da natureza. Queremos uma Paraíba mais justa. Queremos uma Paraíba desenvolvida. Queremos uma Paraíba onde a educação de qualidade seja a marca registrada. Queremos que a nossa Paraíba esteja na mídia através dos bons exemplos, dos bons gestores. Mas para atingirmos esses objetivos precisamos, entre outras coisas, escolher bem os nossos representantes, não vender o voto, e investir de verdade na educação dos paraibanos.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics