segunda-feira, 9 de março de 2009

Repercussão na Paraíba: Mulheres acusam Promotor de Belém de agressões física e verbal.

Repercute na imprensa paraibana a acusação feita por duas jovens da cidade de Belém de que teriam sido agredidas física e verbalmente pelo representante do Ministério Público em Belém, o Promotor João Anísio Chaves Neto (foto). O fato teria ocorrido, coincidentemente, na noite deste domingo, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, ganhando as manchetes de emissoras de rádios do estado da Paraíba, como a Rádio Rural, Rádio Cultura, Guarabira FM, e o Sistema Correio da Paraíba, tanto na TV quanto no rádio, e ainda por diversos portais de notícias na internet.

Segundo depoimento ao repórter Zé Roberto da Rádio Rural de Guarabira, a jovem Jucicleide, conhecida por Kekê, filha do empresário belenense conhecido por Galego da Galinha, disse que o Promotor teria dado três tapas nas costas e também lhe agredido verbalmente com palavrões. Tudo começou com uma confusão envolvendo o promotor de justiça e uma funcionária do Restaurante Sonho Doce, de propriedade da cunhada.

De acordo com o depoimento da funcionária, a jovem Maria Carmelita, o promotor teria chegado visivelmente embriagado no restaurante e pediu que lhe servisse uma sopa. Ao levar a comida, o promotor teria jogado 50 reais no chão, e depois teria mandado pegar o dinheiro. Além disso, segundo a fala da jovem funcionária, o promotor João Anísio teria dito ainda, que ela deveria servi-lo sorrindo e começou a xingá-la.

Conforme informações de testemunhas, veiculadas no programa jornalístico 850, apresentado pelo radialista Rafael San na Rádio Rural de Guarabira, após o episódio o Cabo Faustino teria dado voz de prisão ao promotor de justiça, mas teria sido impedido de prendê-lo por recomendação de seu superior, o Sargento Dos Santos. Com essa informação, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Guarabira, o Coronel Alencar, telefonou imediatamente para o programa jornalístico e informou sobre o recolhimento do sargento Dos Santos de suas atividades em Belém, e que iria abrir sindicância para apurar a participação ou não, do policial no episódio.

O fato ocorrido causou revolta na população belenense e da região. Dezenas de telefonemas, e-mails, torpedos, chegaram à redação da emissora de rádio se solidarizando com as jovens. Alguns minutos depois, o promotor João Anísio participou do programa e disse que estavam fazendo acusações levianas contra ele. Questionado pelos repórteres sobre as possíveis agressões contra as duas mulheres, ele falou que aguardaria a apuração dos fatos para que a verdade fosse reestabelecida.

Confira a seguir as manchetes de alguns portais de notícias da Paraíba sobre o caso:

Portal Correio da Paraíba:

http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=72286
Jornal da Paraíba:

http://www.paraiba1.com.br/noticia_aberta?id=20553

Brejo.Com:
http://www.brejo.com/b8/ler.noticia.php?ArtID=16019

Site do Radialista Rafael San: http://www.rafaelsan.com/cidade/promotor-agressao.htm

Portal Mídia:
http://www.portal-midia.com/index.php?option=com_content&task=view&id=3130&Itemid=41

Blog Expresso PB News: http://expressopbnews.blogspot.com/2009/03/promotor-de-belem-e-acusado-de-agredir.html

Portal Itacoatiaras:
http://www.portalitacoatiaras.com.br/ultimas.php?id_ultimas_noticias=696

Araruna On Line:
http://www.ararunapb.com/site/noticia/exibe/noticia/2451


Um comentário:

Unknown disse...

Os comportamentos desse promotor envergonha o município de Belém. Ele já era pra ter sido removido desde o primeiro "barraco" que ele aprontou.

Clicky Web Analytics