quinta-feira, 5 de março de 2009

Hierarquia é assim mesmo!

Nas últimas semanas acompanhamos na mídia paraibana as polêmicas envolvendo padres e bispos. A primeira polêmica deu-se pela suspensão das funções sacerdotais do deputado e Padre Luiz Couto, pelo arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto. Agora é a vez da polêmica envolvendo o Padre Nilson e Dom Lucena, Bispo de Guarabira, que também suspendeu a funções do sacerdote por ele ter assumido um cargo no governo José Maranhão. Não quero entrar no mérito das questões, mas existe em cada uma delas uma característica particular: o mesmo viés político partidário.

Se as decisões dos bispos paraibanos são justas ou não, podemos discutir e dar nossa opinião. Que do meu ponto de vista foram muito radicais, deveria ter um diálogo maior, principalmente em relação a Luiz Couto, pois não houve nenhum diálogo anterior. No caso do Padre Nilson, houve, segundo informações da imprensa, uma conversa antecipada com o bispo guarabirense. No entanto, não deve haver dois pesos e duas medidas. Tem padres por aí que tinham ligações estreitas com secretarias do governo anterior e nem por isso foram chamados à atenção.

Porém, outro ponto que eu destaco é que tanto na Igreja Católica, quanto em qualquer outra instituição civil, religiosa ou militar, a hierarquia é um princípio que deve ser observado. Imagine o que aconteceria com um policial militar se ele desobedecesse às ordens de um coronel no que diz respeito ao cumprimento de normas. Teria uma punição das mais severas. Outro exemplo: a ex-senadora Eloísa Helena foi expulsa do Partido dos Trabalhadores por descumprir uma orientação partidária, e isso foi considerado normal pelos dirigentes do partido.

No Poder Judiciário também existe a máxima: decisão da justiça não se discuti, se cumpri. Hierarquia é assim mesmo. Claro que se não houver um diálogo anterior entre as partes envolvidas, as decisões perdem o caráter apenas hierárquico e tornam-se, como disse o bispo goiano Dom Tomás Balduíno, uma atitude de vingança ou algo parecido. No mais, esses conflitos internos devem ser resolvidos internamente sem a interferência de outros “poderes”. É evidente que podemos nos solidarizar com uma das partes. Mas volto a repetir, hierarquia é assim mesmo. Cabe, a partir de agora, que os prejudicados busquem alternativas para a resolução do problema.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero concordar em parte com que o que você escreveu, acho que hierarquia deve ser respeitada, mas a ditadura deve ser combatida.
Um policial Militar que infringe uma norma ele passa por um processo legal e tem direito a ampla defesa e se condenado tem o direito a recorrer a órgãos superiores e ainda podem recorrer a todas as instancias da justiça comum.
A Ex-senadora Eloísa Helena, foi expulsa do Partido dos Trabalhadores, porque descumpriu a decisão de uma maioria e feriu um estatuto que ela mesma ajudou a construir, mesmo assim ela teve todo o seu direito de ampla defesa respeito em todas as instancias do PT.
No Poder Judiciário não existe decisão ditatorial todas elas, respeitam o devido processo legal e estão sujeitos a revisões em função de decisões de instancias superiores e ainda respeitando os diversos meios de defesa legal.
Agora eu queria mesmo era saber quem e qual o colegiado criou as regras arcaica da Igreja Católica Apostólica Romana?
A quem cabe um padre recorre quando é punido monocraticamente e unilateralmente por um Bispo?
Essas regras arcaicas da igreja devem ser combatidas porque não se pode permitir que no mundo moderno onde tudo se renova e a igreja se ache no direito de permanecer na mesma.
Como um padre pode ser impedido de nos dias de hoje onde o sexo estar cada vez mais presente na vida dos adolescentes e as DST se proliferando seja impedido de se pronunciar a favor o uso do preservativo, ainda mais quando esse padre é Parlamentar e tudo isso se torna uma questão de Saúde Publica?
Não é Possível que essa igreja que se diz humana puna um padre que se posicione a favor da não discriminação de homossexuais se Jesus defendeu prostitutas e o respeito aos seres humanos que o fez sua imagem e semelhança, se o homem é imagem e semelhança de Deus, supõe-se que os homossexuais não deixariam de ser por causa da sua orientação sexual. Não da para admitir que a igreja puna um padre que se posiciona contra um celibato, onde a própria regra pra formar padres na igreja favorece a muitos serem homossexuais pela convivência diária com outros homens e a proibição de contato com mulheres, contrariando a própria Bíblia "Cresci e multiplicai-vos"
Como um Bispo que quer seguir regras toma uma decisão se suspender um padre se ele não tem moral alguma depois de defender um pedófilo.
Realmente essa igreja ta cada vez mais esquisita e indigna de ser freqüentada.

Anônimo disse...

Tenha dó né! Heloísa helena foi expulsa sumariamente pelo pt. é muito fácil dizer que ela teve defesa mas que a decisão de expulsar já tava tomada. Ditadura petista disfarçada de democracia.

Anônimo disse...

Não vou responder o seu comentario porque vc não conheçe nada do PT, porque se fosse não se esconderia atrás do anonimato.

Anônimo disse...

Heloísa Helena, teve amplo espaço para se defender, direito ao contraditório, entre outros; Acontece que, ao ínves dela tentar entrar em acordo com o partido, não o fez, e, como é de prexi dela que é radical ao extremo,começou com opiniões absurdas e sem fundamentos, tenho certeza que já pensando em ser candidata a presidência naquela ocasião. E como toda organização tem sua hierarquia, a única solução foi essa, diga - se de passagem, foi a última solução. Ditadura Petista anônimo? Procure se informar mais, o PT é o único partido que escolhe seus representantes, seja presidente, secretário ou outras funções pelo voto direto dos seu filiados, procure se informar mais um pouco!! Alías, esse ano nós vamos ter o PED, Processo de Eleição Direta, para elegermos os representantes, Nacional, Estadual e Municipal. Então, antes de emitir uma opinião certifique-se do que está dizendo tem fundamentos, eu sei que a sigla PT, encomoda a alguns pelo simples fato de ser em mandato de um Petista que o Brasil está mudando aos poucos, mas essa mudança acontece de forma sólida e com fundamentos e não com irresponsabilidades e ano que vem a mudança continuará com Dilma Rousseff se elegendo a primeira mulher na presidência do Brasil.

Clicky Web Analytics