quarta-feira, 25 de março de 2009

Riacho Picada: caminhos de poluição

No município de Belém existe um riacho chamado PICADA, também conhecido como Rio de Belém. Esse riacho passa pela região oeste da cidade. É o divisor territorial entre Belém e o município de Bananeiras por essa mesma região. Até pouco tempo atrás eu não sabia a origem do nome, mas conversando com antigos moradores descobri que o nome do riacho deriva de um antigo caminho, ou melhor, de uma antiga PICADA que passava ao lado do riacho. É daí que vem o nome. As antigas trilhas eram chamadas de Picadas.

Já a nascente do riacho localiza-se nas proximidades do Cruzeiro de Roma, e desce pelo sítio Bom Retiro, passando próximo ao distrito de Rua Nova. De lá recebe outras águas vindas dos sítios da redondeza, como o sítio Gambá, despejando suas águas no rio Curimataú pelo sítio Tapera. O riacho Picada é o principal afluente que sai do município de Belém em direção ao Rio Curimataú.

Todavia, com o passar dos anos, o riacho Picada transformou-se num grande esgoto a céu aberto, uma “picada” de poluição. Infelizmente, com o crescimento urbano desordenado nas últimas décadas, e com a falta de investimentos para o saneamento básico da cidade, o que era um riacho límpido e com peixes, transformou-se no local de despejo dos esgotos de grande parte das residências belenenses.

Para tentar diminuir a poluição do riacho, foi anunciado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, no ano de 2006, o projeto de construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) em Belém, mas ficou apenas como promessa de campanha. Porém, onde foi parar o dinheiro da construção se na época foi assinada até a ordem de serviço? Esperamos que o novo governo tente “achar” o dinheiro - se é que pode ser “achado” - e resolva o problema, para que seja realmente feita na cidade de Belém a ETE, e os esgotos de parte das residências belenenses passem por um tratamento antes de desaguarem no nosso Riacho Picada.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics