terça-feira, 16 de novembro de 2010

A vida na paisagem seca

É comum nessa época do ano aqui no Nordeste a predominância de uma paisagem ressequida - apesar do início da pré-temporada de chuvas no sertão - fazendo jus ao significado indígena da nossa Caatinga: “mata branca”. A vegetação fica praticamente esbranquiçada, desfolhada, parecendo sem vida.

Mesmo diante deste cenário seco, é nesta época que surgem os belos ipês floridos, ou como chamamos por aqui, os paus d’arcos. Sobre eles falarei em outra ocasião, pois gostaria de partilhar agora com vocês algumas imagens do meu sublime torrão. Imagens que tirei com o celular durante o percurso até o trabalho.

Diante de uma paisagem árida, seca, podemos perceber o despertar da vida no Bioma Caatinga, ou de que ainda resta dela devido à ação predatória do homem durante séculos de exploração, a qual ainda permanece.


P.S. Perdoem-me a falta de “intimidade” com a câmera. Sou um simples fotógrafo amador. (rs)

Um comentário:

Severo disse...

Parabéns pelas fotos. Essas paisagens me faz recordar belos dias vividos no "meu" torrão. Hoje, vivo dentro de uma selva de pedra, aprisionado dentro do meu barraco e os marginais livre e atuantes.

Clicky Web Analytics