terça-feira, 16 de novembro de 2010

E o Sertão vai virar... Petróleo. Exploração de petróleo no sertão da Paraíba dará maior impulso na renda, educação e saúde


As cidades de São João do Rio do Peixe, Santa Helena e Triunfo, no Alto Sertão da Paraíba, poderão ser os municípios com maior progresso e potencial de desenvolvimento na Paraíba nos próximos anos. Essa é a perspectiva de especialista do setor industriário e pesquisadores do setor petrolífero, que apontam a exploração do “ouro negro” como uma alavanca para a economia local. Essas cidades poderão figurar entre municípios como Macaé (RJ) e Mossoró (RN), indicados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios 2010 (IFDM) como os mais promissores em seus respectivos Estados.

A expectativa de desenvolvimento que chega à população paraibana com as primeiras equipes da Petrobrás para explorar o petróleo na região é semelhante à do professor dos cursos de Engenharia de Minas e Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Agnelo Soares. O professor, que já iniciou as pesquisas sobre o petróleo na região a pedido da Petrobrás, adiantou que o recurso mineral do solo paraibano tem qualidade semelhante àquela encontrada no petróleo explorado no solo do Rio Grande do Norte.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, destacou que o pagamento das royalties (parcela paga aos proprietários de terra pelos direitos de exploração do petróleo) são um dos principais fatores que contribuirão para o desenvolvimento local.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics