sábado, 6 de novembro de 2010

Polícia apreende vídeo neonazista com ameaças contra senador Paulo Paim


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu, em uma residência localizada na rua Riachuelo, centro de Porto Alegre, diversos materiais que fazem apologia ao nazismo e seu líder, Adolf Hitler, pertencentes a uma célula neonazista.

Foram encontrados cerca de 100 CDs, além de livros, roupas com suásticas, símbolos nazistas e materiais para briga, como estiletes e correntes. Ninguém foi preso ainda.

O delegado Paulo César Jardim, que comanda o combate ao neonazismo no Estado, afirmou que o grupo age em todo o Rio Grande do Sul, é composto por jovens de 15 a 30 anos, de diversas classes sociais, incluindo universitários, e que a polícia trabalha há pelo menos oito anos monitorando suas atividades. Ao longo deste período, mais de 40 pessoas foram indiciadas.

"Investigamos e prendemos essas pessoas há oito anos. Acredito que isso acontece no Sul em função da nossa origem colonial, que tem muita influência alemã, italiana e polonesa. Esses criminosos neonazistas realmente acreditam na ideologia de Hitler, são doentes", afirmou o delegado.

Entre os vídeos apreendidos, com cenas de violência contra negros, homossexuais, judeus, há também ofensas e ameaças contra o senador Paulo Paim (PT), defensor das cotas raciais nas universidades.

A polícia não divulgou quantos suspeitos estão sendo investigados, mas em breve devem ser expedidos mandados de prisão contra os integrantes deste grupo neonazista, identificado como White Power Sul Skins.

Paim disse que não é a primeira vez que recebe esse tipo de ameaças. O senador afirma, em nota, que considera "inadmissível" a existência de atitudes de cunho nazista.

"Se eles pensam que com esse movimento vão calar a minha voz no Congresso, estão enganados ... Pelo contrário, continuarei a minha luta para que todos os preconceitos e discriminações sejam eliminados em nosso País", diz o parlamentar. (com informações do Portal Terra e do Estadão).

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics