sábado, 6 de dezembro de 2008

Belém: Terra da Conceição. Sua História e Devoção.


Neste dia 08 de dezembro o povo belenense celebra a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. A devoção a Maria, mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é muito antiga na cristandade, mas é a partir do século XIII, através do religioso franciscano Duns Scoto, que a devoção se expandiu pelo mundo, e apenas em 1854 foi confirmada pela Igreja Católica com o belíssimo dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Em Belém, a devoção a Senhora da Conceição, provavelmente, vem desde o final do século XIX, por volta de 1870, quando naquela época já existia uma pequena capela de taipa dedicada à santa. Infelizmente não sabemos, até o presente momento, o precursor dessa belíssima devoção na nossa cidade. Segundo dados do IBGE, um antigo morador chamado José Pereira teria construído essa primeira capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, porém nem mesmo alguns antigos moradores de Belém ouviram falar desse personagem.

Certeza mesmo é a data de doação de uma parte de terras a Capela de Nossa Senhora da Conceição da povoação de Belém feita pelo Reverendo Padre José Tavares Bezerra, ocorrido em 06 de fevereiro de 1871, e registrado num cartório da então Vila da Independência, atual Guarabira. É justamente nas terras doadas pelo Padre José Tavares Bezerra que está encravada a maior parte da cidade de Belém.

Porém, devido outra lacuna histórica, não sabemos exatamente quem teria doado as terras ao Padre antes do mesmo ter doado à Capela de Nossa Senhora da Conceição, mas segundo o belenense Francisco de Assis Porpino, residente no Distrito de Rua Nova, o doador dessa parte de terras ao Padre José Tavares Bezerra teria sido um antigo morador chamado Gregório Thomaz de Aquino, no entanto pesquisas estão sendo feitas para a comprovação da nota.

Já em relação à atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a sua construção teve início no final da década de 1910, (para alguns em 1914, para outros em 1917) se estendendo por aproximadamente duas décadas até a inauguração oficial em 24 de fevereiro de 1934, como constava em baixo relevo na entrada do templo, mas apagada nas últimas reformas. Outro erro cometido foi à destruição do altar-mor original da Igreja da Conceição no início da década de 1990.


Escrito por Júnior Miranda


Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics