sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Governador cassado e sincronia política entre Belém e Caiçara

Na noite de ontem estava de plantão no meu local de trabalho, quando de repente escuto estampidos de fogos de artifício. Ao abrir as janelas do local de trabalho vejo aqueles fogos “estourando” na cidade de Belém, e observando mais adiante, quase que simultaneamente, vejo também aquela mesma cena na cidade de Caiçara.

Poucos minutos depois recebo um telefonema de um amigo informando sobre a decisão do TSE, confirmando a cassação do Governador Cássio Cunha Lima, após uma longa novela que vinha se estendendo desde o ano de 2006 nos tribunais eleitorais. Com isso entendi o motivo dos fogos nas cidades de Belém e Caiçara. O curioso foi ver a sincronia dos clarões dos fogos entre as duas cidades.

Além dessa “sincronia de fogos”, nos últimos anos venho observando uma grande afinidade entre os chefes do executivo das duas cidades banhadas pelo Curimataú paraibano. Nos diversos eventos realizados pelas cidades os dois prefeitos estão sempre presentes; em entrevistas nas emissoras de rádio da região um sempre elogia o outro; enfim, parece que existe uma sincronia política entre ambos, até porque, além de serem do mesmo partido, o PMDB, os dois administram cidades com uma mesma origem cultural e histórica.

Essa aproximação entre as cidades de Belém e Caiçara, estendendo-se também para Logradouro e Serra da Raiz, esta última, com a mesma orientação política a partir do próximo ano, é muito importante para um conjunto de ações governamentais integradas entre ambas, como também para a extinção de preconceitos entre os moradores, acarretados pelos traumas históricos deixados nas lutas de emancipações políticas, que graças às ações dos líderes e dos educadores de cada cidade quase não existe mais, apenas de forma isolada.

Espero que a sincronia política vivenciada entre esses municípios possa refletir, mais uma vez repito, em ações governamentais integradas para a melhoria da qualidade de vida das populações. Por exemplo, na infra-estrutura, melhor acesso entre as cidades de Belém e Serra da Raiz, encurtando o percurso e melhorando a integração, e ainda, um projeto turístico, como trilhas ecológicas, hotéis fazendas, para que possa aproveitar a nossa histórica Serra da Copaóba, lugar dos valentes potiguaras, que abrange todos esses municípios citados, através do turismo rural e de aventuras, enfim, que os prefeitos desenvolvam projetos integrados para o desenvolvimento de novas alternativas de sustentabilidade econômica. Desejo que a “sincronia política” torne-se uma sincronia de ações e projetos em favor do nosso povo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enfim, foi feita justiça, esse cidadão já havia "quebrado" a SUDENE, e agora tentava o estado

Anônimo disse...

não achei correta a cassação do Excelentísssimo Sr. Cássio Cunha Lima. Quem depende da UEPB para a graduação sabe o quanto melhorou a universiadade através da valorização do servidor.Todos os professores tiveram um aumento de mais de 120% relativo ao que recebiam no governo PMDB, que aliás na época deste governo obtiveram um aumento de R$10,00. Quem não lembra da greve de fome feita pela então reitora da universidade Marlene Matos na frente do Pálacio da Redenção que resultou em nada.

Clicky Web Analytics