domingo, 30 de novembro de 2008

Gabarito do 1º dia do vestibular da UEPB

GABARITO – 1º DIA

Áreas: I, II, III e IV
Provas: LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA E LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)


1ª-C 2ª-B 3ª-A 4ª-C 5ª-A 6ª-C 7ª-E 8ª-C 9ª-D 10ª-B 11ª-B 12ª-D 13ª-E 14ª- D 15ª-E 16ª-D 17ª-B 18ª-E 19ª-D 20ª-D 21ª-A 22ª-D 23ª-D 24ª-E 25ª-B 26ª-B 27ª-A 28ª-E 29ª-E 30ª-C 31ª-E 32ª-B 33ª-A 34ª-D 35ª-D 36ª-A 37ª-D 38ª-A 39ª-E 40ª-B


Áreas: I, II, III e IV
Provas: LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA E LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)


1ª-B 2ª-C 3ª-B 4ª-A 5ª-C 6ª-E 7ª-A 8ª-E 9ª-E 10ª-C 11ª-A 12ª-C 13ª-D 14ª-E 15ª-B 16ª-D 17ª-E 18ª-B 19ª-D 20ª-D 21ª-C 22ª-C 23ª-E 24ª-E 25ª-B 26ª-C 27ª-A 28ª-D 29ª-D 30ª-B 31ª-B 32ª-D 33ª-A 34ª-D 35ª-E 36ª-B 37ª-C 38ª-B 39ª-B 40ª-A

sábado, 29 de novembro de 2008

Vestibular 2009 na UEPB

Começa neste domingo, dia 30 de novembro, e estendendo-se até o dia 02 de dezembro, o vestibular 2009 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Essa maratona de três dias de provas é mais uma oportunidade para os estudantes paraibanos ingressarem numa faculdade. Cerca de 30 mil pessoas participarão do vestibular em todo o estado da Paraíba.

Sabemos que o vestibular vem sendo questionado e criticado por diversos educadores há muito tempo, pois segundo especialistas na área da educação, o vestibular não é a forma mais justa ou correta para que os estudantes sejam avaliados, mas sim as médias das notas do período que freqüentou o ensino médio.

Porém, há que se trabalhar muito no Brasil para que a qualidade da educação, especialmente no ensino médio, seja atingida com sucesso. Apesar das deficiências no ensino fundamental, esta etapa do ensino vem recebendo dos governos, desde a década passada, investimentos em maior volume através do antigo FUNDEF, hoje FUNDEB. Percebemos, no entanto, que está havendo uma maior preocupação, pelo menos nos debates públicos, em relação aos investimentos no ensino médio.

Com relação ao vestibular 2009 da UEPB, destacamos a seguir a concorrência dos cursos para quem optou pelo Campus III de Guarabira. Confira:

GEOGRAFIA-DIURNO
Vagas: 42
Canditados: 496
Concorrência: 11,81

GEOGRAFIA-NOTURNO
Vagas: 42
Candidatos: 603
Concorrência: 14,36

HISTORIA-DIURNO
Vagas: 42
Candidatos: 400
Concorrência: 9,52

HISTORIA-NOTURNO
Vagas: 42
Candidatos: 598
Concorrência: 14,24

LETRAS-DIURNO
Vagas: 42

Candidatos:
387

Concorrência:
9,21

LETRAS-NOTURNO
Vagas: 42
Candidatos: 528
Concorrência: 12,57

PEDAGOGIA-DIURNO
Vagas: 42
Candidatos: 452
Concorrência: 10,76

DIREITO-DIURNO
Vagas: 56
Candidatos: 1.496
Concorrência: 26,71

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Blog do Júnior Miranda é destaque no Portal Caiçara PB


Nosso blog é destaque no site Caiçara PB devido à matéria sobre o centenário da cidade de Caiçara publicada no dia 07 de novembro. Agradeço aos editores do referido site pelo apreço e comentários elogiosos a este blog. Desejo que os nossos municípios continuem nessa integração e interação de conhecimento e cultura. Obrigado a todos!

Confira a matéria no site Caiçara PB Web no link a seguir: http://www.caicarapb.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O impasse em Belém continua

Desde a noite de ontem, após invasão, alguns moradores continuam dentro das casas de um conjunto habitacional em construção em Belém. O fato foi denunciado na manhã de hoje nas emissoras de rádio de Guarabira pelos moradores que estão cadastrados para receber essas casas.

Segundo informações veiculadas pela imprensa, a Polícia Militar teria sido acionada, como também a Justiça, para que o caso fosse solucionado, porém até o final da tarde desta quinta-feira os invasores continuavam no local, e o número de pessoas só aumentava, ocupando novas casas na outra rua do conjunto. Tudo indica que sejam moradores cadastrados com o intuito de “marcar” território.

Fato semelhante ocorreu em Belém no final do mandato do ex-prefeito Edmilson Rocha, em 1996, que foi antecedido pelo do ex-prefeito Tarcísio Marcelo. Naquela ocasião, moradores invadiram outro conjunto habitacional, e por incrível que pareça, alguns dos invasores permaneceram posteriormente nas casas.

Se a justiça não tomar providências urgentes para a resolução deste conflito, que até agora não teve nenhum incidente grave, as conseqüências negativas poderão surgir. Não sabemos se os moradores cadastrados para receber as casas esperarão o mandato de despejo dos invasores, esperamos que os moradores confiem na justiça, até porque o cadastro feito pela Caixa Econômica Federal não pode ser alterado.

Conjunto habitacional é invadido na noite de ontem em Belém

Na noite de ontem, dia 26 de novembro, um grupo de pessoas invadiu o conjunto habitacional próximo ao estádio de futebol em Belém. O conjunto habitacional, que vem sendo construído desde a primeira gestão do governo Cássio e até o momento não foi concluído, é alvo, pela segunda vez, de invasão por parte de alguns moradores. A última tentativa de invasão do conjunto, ocorrido poucos dias após as eleições municipais, chegou a ser denunciado pelo prefeito Roberto Flávio nas emissoras da região e ao deputado estadual Gervásio Maia, pois segundo o prefeito havia motivação política para o ato.

Agora pela manhã fui conferir in locu a situação do local da invasão, e pude constatar a veracidade dos fatos. Várias pessoas arrombaram as portas das residências do conjunto habitacional e se instalaram no local, levando móveis e outros utensílios, destacando que nem a energia elétrica foi instalada ainda no conjunto habitacional. Segundo depoimentos colhidos de alguns moradores, que não quiseram se identificar, um aliado do ex-prefeito Tarcísio Marcelo teria incitado os moradores a invadir as residências na noite de ontem.

As informações que nos chegam através das emissoras de rádio da região é que já foi solicitada a presença da tropa de choque do 4º Batalhão da Polícia Militar de Guarabira. O fato também já foi comunicado a Promotoria Pública e a Juíza da Comarca de Belém para que os invasores, que na maioria nem são cadastrados para receber as casas, sejam retirados do local. Este blog estará acompanhando o desfecho do caso, e a qualquer momento publicará novas notícias em relação a invasão do conjunto habitacional na cidade de Belém.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O gato: a recente vítima do escândalo da Assembléia da Paraíba.

Um triste episódio aconteceu ontem à noite na Assembléia Legislativa da Paraíba. Um pobre de um gato morreu eletrocutado após cair na caixa elétrica que transmite a energia para a assembléia. Pobre do gato! Morreu por causa das dezessete seções extraordinárias realizadas em um só dia. O gato querendo fazer o bem, pegando os roedores que se alojaram no interior daquela casa legislativa, terminou sendo a mais recente vítima desse escândalo de seguidas seções extraordinárias, nas quais foram aprovados projetos sem a mínima discussão por parte dos legisladores estaduais.

Devido esse episódio do gato, faltou energia por alguns minutos e as seções extraordinárias foram interrompidas. Minutos depois, com a normalização da energia elétrica, os deputados voltaram às seções no mesmo ritmo elétrico de antes. Incrível! O que não fizeram há anos, em um só dia aprovaram tudo. Tudo mesmo. Ou melhor, quase tudo, é preciso agora aprovar uma lei de “seguro gato”, para que seja garantido um digno destino aos pobres animais vítimas do desrespeito dos homens, e que tanto nos ajudam no combate aos roedores.

Incrível ou Escandaloso foi ver e ouvir a maneira do presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Artur Cunha Lima, tio do ex-governador Cássio Cunha Lima, aprovar os projetos. Eu que acompanho as transmissões da TV Câmara e TV Senado quase que diariamente, fiquei impressionado com o desrespeito do presidente ao orador da tribuna, interrompendo-o de forma autoritária e desrespeitosa. Ora! Vivemos numa democracia não numa ditadura. Alguns políticos precisam entender que o cerceamento da palavra foi banido de nosso sistema político, ou deveria estar banido, porque não se pode impedir que um parlamentar use da palavra numa casa legislativa. É um absurdo!

Que o “martírio” do gato sirva de exemplo para os parlamentares. Justamente no dia desse descalabro político, no momento das votações, vem esse animal e interrompe temporariamente as seções. Para quem é supersticioso resta saber se foi um gato preto. O que lamentamos é que talvez a próxima vítima seja o povo paraibano, pois esse aumento de receita poderá prejudicar a estabilidade econômica e fiscal da Paraíba no próximo ano, principalmente num momento de crise financeira mundial pelo qual passamos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Aldo Pagoto muda discurso e pede unidade entre o povo paraibano.


NOTA OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA.

João Pessoa (PB), 24 de novembro de 2008.

A Arquidiocese da Paraíba, diante do noticiário relativo à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmando a cassação do Sr. Governador Cássio Rodrigues da Cunha Lima, vem esclarecer que:

1. Na última sexta-feira, o comparecimento de Dom Aldo, o Arcebispo Metropolitano, ao Palácio da Redenção, justificou-se como expressão de sua solidariedade, compaixão e amizade para com o casal Cássio e Sílvia, no momento de extrema dificuldade enfrentada frente ao resultado do julgamento da elevada Corte Eleitoral em Brasília.

2. Não há e nunca houve intenções de confronto do representante maior da Igreja Católica com as instituições públicas, especificamente diante da decisão do TSE de cassar o mandato do atual governador. Tal fato não autorizaria o Arcebispo a impor seu descontentamento, opinião pessoal, à população constituída de fiéis, provocando confusões e divisões. O arcebispo nutre respeito e admiração pela elevada missão desenvolvida pelo Ministério Público Eleitoral e pela Justiça Eleitoral na Paraíba, extensivas a egrégia Corte Superior Eleitoral em Brasília.

3. O Arcebispo professa a convicção de que a possível transição de Governo, prestes a ser efetivada na Paraíba, dar-se-á em elevado espírito republicano, com a continuidade de políticas públicas em favor dos mais desfavorecidos na Paraíba. O Estado é laico. Devemos distinguir, pois, o apoio dado às políticas públicas de desenvolvimento integral que favorece a população, de políticas partidárias de um governo ou de um governante.

4. O Arcebispo lamenta as manifestações agressivas, expressas nos jornais e na mídia de domingo e desta segunda-feira, procurando denegrir e colocar sob suspeitas as relações existentes entre a Arquidiocese da Paraíba e o Estado da Paraíba, em razão de diversos convênios, permanentemente acompanhados transparentemente pelo Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público.

5. O Arcebispo apela para os princípios éticos e morais que devem reger a formação dos cidadãos e cidadãs, livres, conscientes e responsáveis pela construção da história. Opiniões peregrinas não se antepõem aos princípios professados pelo Evangelho, acatados pela Constituição. Que efetivamente o amor de Cristo nos mantenha íntegros na edificação da sociedade justa e solidária. Assim o Arcebispo se presta a unir e não a dividir e separar as forças do povo paraibano. Que Deus nos abençoe e conceda a graça da paz e da verdadeira concórdia, na unidade e na caridade.

+ Aldo di Cillo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Fonte: Portal da Arquidiocese da Paraíba

domingo, 23 de novembro de 2008

A grave crise de identidade de Dom Aldo Pagoto

O Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagoto vem passando nos últimos meses uma grave “crise de identidade”. O arcebispo não sabe mais em que “lado” está. Não estou me referindo ao “lado” político partidário, mas nos discursos e pronunciamentos ao povo paraibano, pois estão cada vez mais contraditórios e incompreensíveis.

É evidente que esses pronunciamentos não devem ser reconhecidos como palavra da Igreja, até porque a própria Igreja vem contribuindo decisivamente no combate, por exemplo, a corrupção eleitoral, mas essas falas devem ser interpretadas como posições individuais do cidadão chamado Aldo Pagoto, não de um representante da Igreja Católica na Paraíba.

Se observarmos as contradições de Dom Aldo Pagoto nos últimos meses perceberemos o agravamento da crise de identidade vivenciada por ele. Recentemente na campanha eleitoral o Pagoto participou no horário político de Campina Grande, apoiando um determinado candidato, e em João Pessoa, junto com um Pastor Evangélico, defendeu um candidato de outra corrente política.

Se voltarmos um pouco antes, o arcebispo paraibano vinha fazendo discursos em defesa da moralidade pública, contra a corrupção, e quando o Tribunal Superior Eleitoral cassa por unanimidade um governador por abuso de poder econômico numa eleição, ele fala à imprensa que a decisão foi um equívoco e se solidariza com o acusado do delito.

Dias atrás o mesmo arcebispo fez críticas ao Padre Fábio de Melo pelo show que iria fazer em João Pessoa, dizendo que as pessoas estavam indo para o show não pelas canções e sim pelo “estrelismo” do padre. E o arcebispo ainda foi apoiado por outra figura do sertão paraibano, que diz ser padre e brasileiro, mas que não quer perder uma aparição na mídia paraibana como o arcebispo. Será que eles estão com inveja do Padre Fábio de Melo por ser um sacerdote inteligente, eloqüente e com conteúdo a ser mostrado na imprensa?

Deixo claro que não estou denegrindo a imagem do arcebispo, até porque sou um católico praticante e acho importante o respeito à hierarquia, tanto religiosa quanto civil, porém os pronunciamentos de Aldo Pagoto não são pronunciamentos da Igreja e sim pessoais, por isso não merece de minha parte credibilidade e aceitação. Ainda bem que a CNBB se pronunciou rapidamente em defesa da celeridade dos julgamentos de políticos com processos na justiça. De minha parte, a instituição Igreja Católica, da qual sou membro, merece sim, credibilidade.

sábado, 22 de novembro de 2008

Parabólicas da Bela Vista


Caminhando até o Distrito de Rua Nova, aqui em Belém, fiquei observando aquelas casas do lado direito da rodovia, aquelas que até pouco tempo estavam enfeitadas principalmente de bandeiras amarelas da campanha eleitoral. O curioso é que antes da eleição não se via tantas antenas parabólicas nos telhados dessas casas, pelo menos eu não via, já que passo quase todos os dias por esse local.

É... Talvez seja por causa da grande quantidade de emissoras que as antenas parabólicas captam através do sinal via satélite. Ou então porque até antes das eleições os moradores não dispunham de “recursos extras” para a compra das parabólicas, mas o importante é que a população da Rua Bela Vista, isso mesmo, da Rua Bela Vista, terão de hoje em diante uma bela imagem em suas televisões.

No entanto, isso não é privilégio de Rua Nova não! Aqui no centro de Belém muitos jovens após as eleições, estão freqüentando com maior assiduidade as lan Houses, na verdade eles já acessavam bastante a internet, mas o que chamou a atenção dos donos de Lan Houses que conversei foi à freqüência de notas de 10 e 50 reais para o pagamento do acesso a internet durante e depois das eleições. Parece que o povo belenense quer mesmo ficar informado, e isso é muito bom. Por sinal, a famosa família do dinheiro em Belém não elegeu nenhum membro. É... O povo belenense tá ficando informado mesmo.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Governador cassado e sincronia política entre Belém e Caiçara

Na noite de ontem estava de plantão no meu local de trabalho, quando de repente escuto estampidos de fogos de artifício. Ao abrir as janelas do local de trabalho vejo aqueles fogos “estourando” na cidade de Belém, e observando mais adiante, quase que simultaneamente, vejo também aquela mesma cena na cidade de Caiçara.

Poucos minutos depois recebo um telefonema de um amigo informando sobre a decisão do TSE, confirmando a cassação do Governador Cássio Cunha Lima, após uma longa novela que vinha se estendendo desde o ano de 2006 nos tribunais eleitorais. Com isso entendi o motivo dos fogos nas cidades de Belém e Caiçara. O curioso foi ver a sincronia dos clarões dos fogos entre as duas cidades.

Além dessa “sincronia de fogos”, nos últimos anos venho observando uma grande afinidade entre os chefes do executivo das duas cidades banhadas pelo Curimataú paraibano. Nos diversos eventos realizados pelas cidades os dois prefeitos estão sempre presentes; em entrevistas nas emissoras de rádio da região um sempre elogia o outro; enfim, parece que existe uma sincronia política entre ambos, até porque, além de serem do mesmo partido, o PMDB, os dois administram cidades com uma mesma origem cultural e histórica.

Essa aproximação entre as cidades de Belém e Caiçara, estendendo-se também para Logradouro e Serra da Raiz, esta última, com a mesma orientação política a partir do próximo ano, é muito importante para um conjunto de ações governamentais integradas entre ambas, como também para a extinção de preconceitos entre os moradores, acarretados pelos traumas históricos deixados nas lutas de emancipações políticas, que graças às ações dos líderes e dos educadores de cada cidade quase não existe mais, apenas de forma isolada.

Espero que a sincronia política vivenciada entre esses municípios possa refletir, mais uma vez repito, em ações governamentais integradas para a melhoria da qualidade de vida das populações. Por exemplo, na infra-estrutura, melhor acesso entre as cidades de Belém e Serra da Raiz, encurtando o percurso e melhorando a integração, e ainda, um projeto turístico, como trilhas ecológicas, hotéis fazendas, para que possa aproveitar a nossa histórica Serra da Copaóba, lugar dos valentes potiguaras, que abrange todos esses municípios citados, através do turismo rural e de aventuras, enfim, que os prefeitos desenvolvam projetos integrados para o desenvolvimento de novas alternativas de sustentabilidade econômica. Desejo que a “sincronia política” torne-se uma sincronia de ações e projetos em favor do nosso povo.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Consciência de Igualdade



Cor da resistência

Que o céu pincelou

No arco-íris da raça humana

Que a terra desenhou


Dos palmares zumbidos ecoaram

Sons banhados pela liberdade

De um povo sedento de vida

De um povo sedento de igualdade


Canaviais do amargo suor

Misturado na bebida branca do poder

Que a senzala não podia desfrutar

Do doce branco que fez nascer


Troncos manchados de sangue

Dos cruéis chicotes da opressão

Transformados em hastes de resistência

Encravando a bandeira da libertação


Mulher de negra beleza

Do branco olhar iluminador

Diamante negro almejado

Que o Criador lapidou


Mães pretas guardavam no ventre

Filhos com a esperança do viver

Apesar das dores e lágrimas caídas

No sofrimento a certeza do renascer


Tempo branco da humanidade

Que desumanos escravizou

Negro e livre homem

A escravidão não o derrotou


Correntes da Casa Grande

Correntes do poder

Corrente neoliberal

Corrente a se desfazer


Consciência apelando às consciências

Do negro, do índio e do branco

Somos todos iguais

Somos todos humanos.


Autor: Júnior Miranda



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Monografias abandonadas no Campus de Guarabira


É lamentável a forma como a UEPB no Campus III de Guarabira está “conservando” parte das monografias dos estudantes que concluíram recentemente os diversos cursos na instituição de ensino. Visitando a biblioteca do campus me deparei com dezenas e dezenas de monografias empilhadas num recanto da biblioteca, inclusive a minha, por falta de espaço na biblioteca. Monografias de estudantes de Geografia, de História, de Direito, etc. Claro que não é culpa dos bibliotecários, mas sim devido o pequeno espaço que a biblioteca dispõe.

Vale lembrar que o campus foi reformado há pouco tempo e parece que ninguém se preocupou com o espaço da biblioteca, mesmo com a tendência de crescimento de trabalhos monográficos e de outras publicações a serem adquiridas. Isso mostra o pouco interesse dos dirigentes da universidade em relação a uma das repartições mais importantes de uma instituição de ensino: a biblioteca. Ainda mais numa instituição de ensino superior que pretende formar pesquisadores.

Constatado esse abandono, deixo o meu protesto aos dirigentes da Universidade Estadual da Paraíba esperando que o problema seja solucionado. Se no momento não tem como ampliar a biblioteca do Campus III, pelo menos organizem as monografias dentro da biblioteca, não deixem empilhadas desprezando os trabalhos feitos, com muito esforço e dedicação, pelos estudantes. Monografias essas de grande importância para a comunidade acadêmica e para as comunidades que receberam a atenção dos pesquisadores.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Caso de abuso sexual em Belém


Belém mais uma vez foi manchete no Programa Correio Verdade, na TV Correio da Paraíba, dessa vez sobre o caso de uma adolescente de 11 anos, que desde os 5 anos de idade vinha sendo abusada sexualmente pelo próprio pai, inicialmente na cidade de São Paulo, e depois continuada aqui em Belém. A denúncia foi feita pelo avô e pela mãe, e confirmada pela adolescente, que até então não tinha denunciado os abusos por medo de retaliações do acusado.

O Conselho Tutelar de Belém, do qual sou um dos membros, recebeu a denúncia do avô, e está encaminhando um relatório com o depoimento da adolescente e cópia do exame de conjunção carnal, após solicitação do conselho ao delegado de Polícia Civil, ao Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Belém a fim de que sejam tomadas providências urgentes em relação o caso.

Desde já, o Conselho Tutelar de Belém pede que a sociedade belenense denuncie os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, independentemente de quem seja, pois não podemos aceitar que as nossas crianças sejam vitimadas de forma tão perversa e abominável. O Conselho Tutelar de Belém está fazendo sua parte, agora esperamos que a Justiça e a Polícia Civil façam a sua, pois caso não sejam tomadas providências o Conselho irá buscar outras formas legais para que a justiça seja feita.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Combate a pedofilia na internet

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira o projeto de lei 3773/08, que aumenta as penas para crimes de pedofilia, qualifica melhor os relacionados ao uso da internet e tipifica outros, como o de adquirir fotografia ou vídeo com cenas envolvendo crianças. O projeto é de autoria da CPI da Pedofilia, realizada no Senado. Como ele já foi votado naquela Casa no dia 10 de julho, irá agora para a sanção presidencial.

De acordo com a proposta, sobe de 2 a 6 anos para 4 a 8 anos de reclusão a pena para quem produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. As mudanças são feitas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Lei 8.069/90.

A grande novidade nessa tipificação é o aumento da pena de um terço se o quem comete o crime se favorece "de relações domésticas, de coabitação ou hospitalidade; de qualquer parentesco até o terceiro grau; ou de autoridade, a qualquer título, sobre a criança; ou ainda com o seu consentimento".

Da mesma maneira, sobe pena em iguais limites para o crime de vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.

A punição inclui quem agencia ou facilita a participação de crianças e adolescentes nessas cenas. Na legislação atualmente em vigor, só é punido quem "contracena" com os menores.

O Congresso já havia aumentado as penas para esses crimes em 2003. Na ocasião, elas eram de 1 a 4 anos de reclusão e as descrições eram menos precisas, o que dificultava o enquadramento legal do crime pelo juiz.

Para a ONG Safernet, entidade que atua na segurança da infância na rede, "o projeto é mais do que um avanço para o Brasil. A nova legislação pode servir de referência para o mundo". A Safernet disse esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancione o projeto até a realização do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizado no Rio de Janeiro de 25 a 28 de novembro.

Fonte: Safer Net Brasil

Profissão Repórter: um programa de qualidade


A TV brasileira está passando por uma fase de poucos programas com qualidade. As emissoras “investem” mais em reality shows, devido o retorno financeiro e a pouca conscientização da população que insiste em acompanhar tais programas, como o Big Brother Brasil, do que programas educativos ou mais inteligentes, quando existem nas programações.

Apesar dessa situação, ainda existem bons programas de TV, e cito como exemplo, o Profissão Repórter, programa jornalístico da Rede Globo. Com diversas matérias interessantes, mostrando o dia a dia de pessoas trabalhadoras, de eventos culturais ou religiosos, de assuntos que passam despercebidos pelo público, o Profissão Repórter é um programa que merece ser acompanhado.

No entanto, existem algumas observações, não na qualidade do programa, mas do horário que é veiculado. Engraçado! A maioria das emissoras coloca os programas educativos, ou de melhor qualidade de conteúdo, sempre nos horários “menos nobres”. Por exemplo, o Globo Ecologia, Ciência, etc., são veiculados nas manhãs do sábado, horário em que a grande parte dos jovens e dos adolescentes está dormindo, e esses são um dos principais públicos alvos dos programas. Por que não fazem o contrário, colocando o BBB pela manhã, bem cedo, e Globo Ecologia, por exemplo, à noite no horário de alguma novela.

Já o programa Profissão Repórter é transmitido quase à meia-noite, sorte das regiões que não tem horário de verão, pois dá para assistir, mas para os trabalhadores, estudantes e outras pessoas que precisam acordar cedo no outro dia, nem sempre é possível acompanhá-lo. É claro que para ser veiculado um programa na TV é necessária a audiência, e se continua no ar é porque a audiência deve estar bem, mas deveria ser um pouco mais cedo. Contudo, vale apena assistir o Profissão Repórter.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Deu "O Robertão"

Qual o melhor nome para o estádio de futebol que está sendo construído em Belém pelo prefeito Roberto Flávio? Essa foi a pergunta da primeira enquete realizada por este blog. Num total de 58 votos, os leitores puderam escolher as seguintes opções: “O Robertão”, “O Barbosão”, “Raul Barbosa”, ou outro nome. No entanto, com 41% dos votos, deu “O Robertão”. Confira o resultado completo a seguir:

  • Com 41%, totalizando 24 votos, os leitores escolheram “O Robertão”;
  • 20% dos participantes, num total de 12 votos, optaram por “Raul Barbosa”;
  • “O Barbosão”, outra opção, foi escolhido por 6% dos participantes, totalizando 4 votos.
  • Porém, com 18 votos, 31% dos participantes acham que deveria ser outro nome.

domingo, 9 de novembro de 2008

A Luana está certa!

No Programa Domingão do Faustão, deste dia 09 de novembro, foi realizado o quadro “Circo do Faustão”, no qual alguns artistas se apresentaram fazendo mágicas para o público, e ainda para os jurados que estavam presentes a fim de julgarem as apresentações.

Em uma das apresentações foram utilizadas algumas pombas, e na hora do julgamento, uma das juradas, a atriz Luana Piovani deu a nota 9, e justificou dizendo que não gostava de apresentações de animais nos circos, porque eles são, na maioria das vezes, maltratados pelos donos de circo, mas parabenizou a dupla que tinha se apresentado.

A partir dessa nota começou uma polêmica no programa. Uma das pessoas que trabalha no circo pediu o microfone e falou que os animais não eram maltratados. A Luana Piovani disse que tinha assistido uma matéria na TV Globo falando dos maus-tratos dos leões, por exemplo, e depois disso o clima ficou “pesado” no Domingão do Faustão, que estava sendo transmitido ao vivo.

Porém, a Luana Piovani está certa sim! Lugar de animais é na natureza, inseridos no meio ambiente, no seu lugar de origem. Parece bonito os animais fazendo as peripécias no palco dos programas de TV ou no circo, mas a verdade é que na maioria das vezes são maltratados mesmos. Luana Piovani está certa sim! Se ela é polêmica é porque fala o que pensa, pior são as pessoas que dissimulam as palavras, se omitem ou negam seus princípios apenas para agradar os outros. Deixo o meu apoio a Luana Piovani! Não aos animais nos circos!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Caiçara: 100 anos de emancipação.


Neste dia 07 de novembro de 2008, o município de Caiçara, localizado na região do Brejo Paraibano, especialmente no vale do Curimataú, está comemorando o seu centenário de emancipação político-administrativa. Segundo dados do IBGE, o primeiro morador da região onde está localizada Caiçara teria sido José de Abreu Cordeiro, que no ano de 1.776 obteve uma sesmaria.

No entanto, de acordo com o escritor caiçarense, Severino Ismael da Costa, em seu livro, Caiçara: Caminhos de Almocreves, o primeiro morador da região teria sido Raphael de Carvalho ou seus representantes, através da obtenção da sesmaria nº 13, no longínquo ano de 1.619. Já no ano de 1.822, o senhor Luiz Soares de Mendonça adquiriu outra sesmaria localizada na atual sede do município.

Apesar de estar completando oficialmente, nesta data, os 100 anos de emancipação, a fundação da cidade de Caiçara remonta os anos de 1.883, quando, pela Lei Provincial nº 768, de 6 de dezembro daquele mesmo ano, é elevada a categoria de Vila, o que corresponde hoje à categoria de município. Fato que causou vários conflitos com a Serra da Raiz, pois a maioria dos donos de engenho do território morava na Serra, e não aceitava a liderança de Caiçara na região.

Por causa dessa disputa pela liderança regional, no ano seguinte, em 02 de outubro de 1.884, Caiçara perdeu a categoria de Vila e o seu território foi anexado ao da Serra da Raiz, que se tornou, a partir de então, a sede do município. Posteriormente, os dois territórios, tanto o de Caiçara quanto o da Serra da Raiz, passaram a pertencer a Guarabira, quando finalmente, em 07 de novembro de 1.908, através da Lei nº 309, Caiçara emancipa-se definitivamente.

Por fim, parabenizo a centenária Caiçara, a cidade marquesa, caminhos dos almocreves, por sua história de luta e determinação em defesa de sua gente. Deixo minhas saudações como belenense, à cidade mãe dos municípios que a circundam, pois a nossa história é a história de um só povo, inspirados nos valentes índios potiguaras que lutaram em defesa da majestosa Cupaóba.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Hamilton versus Obama. O que eles têm em comum?

O mundo esta semana ganhou dois campeões, Lewis Hamilton, na fórmula 1, e Barack Obama, eleito presidente dos Estados Unidos. O que eles têm em comum? É o fato de serem negros? É a jovialidade expressada por ambos? É a vitoriosa trajetória dos dois? É a conquista de espaços em ambientes, até então, “dominados por brancos”? São as vitórias conquistadas na mesma semana? Não! O que eles têm em comum é a persistência em lutar pelos seus objetivos.

Na fórmula 1 Hamilton vinha de um campeonato perdido por apenas um ponto em 2007. Por um ponto saiu vitorioso nesta última temporada. Obama antes de tornar-se candidato oficial dos democratas para enfrentar McCain, disputou acirradamente os votos dos membros do partido com a fortíssima senadora e ex-primeira dama norte-americana Hillary Clinton. Os dois, Hamilton e Obama, através da persistente luta em busca de seus objetivos, chegaram vitoriosos ao fim da reta.

Fica o exemplo desses dois campeões. A vitória deles não é uma conquista de uma “raça” sobre outra, até porque não existem “raças humanas”, e sim, a espécie humana, os seres humanos. A vitória de Hamilton e Obama é a vitória daqueles que diante das adversidades, não desistem de lutar, mesmo que não consigam vencer em todas as ocasiões. Por isso, também posso dizer: SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!

Sim, nós podemos!

Esta frase, repetida diversas vezes pelo novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral, é uma amostra da capacidade humana de superar preconceitos, dificuldades, crises. Mesmo carregada de efeitos, especialmente em relação ao marketing pessoal de Obama, a frase: SIM, NÓS PODEMOS, traz um significado importante, um movimento de força interior capaz de contagiar nossas emoções, e criar em nós um sentimento de otimismo e de luta.

Sim, nós podemos... Como sociedade, combater as discriminações, a fome, a miséria, a violência;
Sim, nós podemos... Como cidadão, preservar o meio ambiente, defender a vida, ser solidário, lutar por justiça e igualdade social;
Sim, nós podemos... Transformarmos o mundo com boas atitudes individuais e coletivas;
Mas, sobretudo, sim, nós podemos... Continuarmos sendo seres humanos repletos de humanidade diante de um mundo com tanta desumanidade. Sim, nós podemos.

Postado por Júnior Miranda

domingo, 2 de novembro de 2008

Dia de Finados: tributo aos antepassados

Sem entrar no mérito doutrinário ou religioso, mas analisando do ponto de vista cultural dos povos, o que não deixa de ser religioso, o dia dedicado à memória dos mortos ganha um significado especial num mundo pós-moderno como o nosso, no qual o imediatismo é uma das características principais.

Praticamente em todas as culturas dos povos antigos é celebrado um período em memória dos antepassados. Os povos indígenas, por exemplo, celebram intensamente a memória dos seus ancestrais através de cantos, danças, etc. Infelizmente, ainda tem muita gente que ignora esses gestos de homenagens, ou se sentem constrangidos em reverenciar, só após a morte, pessoas que não receberam a devida atenção, por parte dessas mesmas pessoas, enquanto estavam vivas.

Já em relação aos povos cristãos, especialmente aos mais de 1 bilhão de adeptos do catolicismo, o dia em memória dos cristãos mortos, o dia de finados, celebrado no Brasil sempre no dia 02 de novembro, é caracterizado por manifestações religiosas como as missas, e a visita aos cemitérios, colocando nos túmulos dos entes e amigos queridos as populares grinaldas, além das velas acessas, gestos esses, interpretados como tributo e respeito à memória dos falecidos.

Como destacado no início, num mundo do imediatismo e do culto ao corpo, muitas pessoas se esquecem que temos um “rito biológico” a cumprir, no qual nascemos, crescemos, multiplicamos e morremos, e o dia de finados nos faz lembrar esse “rito biológico”. Evidente que não devemos ficar paranóicos pensando no dia da morte. Devemos viver com intensidade a nossa vida efêmera, porém, não desprezando o patrimônio humano, cultural, e tantos outros, deixado pelos entes falecidos. Por isso não deixo de ir ao cemitério e acender, pelo menos uma vela, em tributo aos meus amigos e antepassados.

Postado por Júnior Miranda

sábado, 1 de novembro de 2008

Memorial Frei Damião: uma das sete maravilhas da Paraíba.

O Memorial de Frei Damião em Guarabira agora é oficialmente uma das 7 maravilhas do Estado da Paraíba através de uma pesquisa realizada pela Assembléia Legislativa, após uma propositura aprovada pela Deputada Estadual Socorro Marques do PPS, que a partir de então tornar-se-á lei estadual para incentivar as maravilhas escolhidas pelos paraibanos e colocar todas elas num roteiro turístico que chegará aos mais longínquos recantos do Brasil e do mundo.

Veja a votação das 7 maravilhas eleitas pelos internautas:

1º - Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras) - 6.198 - 4.74 %
2º- Igreja de São Francisco (João Pessoa) - 5.841 - 4.47 %
3º- Ponta do Seixas (João Pessoa) - 5.707 - 4.37 %
4º- Cristo Rei (Itaporanga) - 5.667 - 4.34 %
5º- Pedra de Ingá/Inscrições Itaquatiaras (Ingá) - 5.620 - 4.3 %
6º- Memorial de Frei Damião (Guarabira) - 4.983 - 3.81 %
7º- Vale dos Dinossauros (Sousa) - 4.740 - 3.63 %

Demais paisagens paraibanas que foram votadas no decorrer da pesquisa:

Pôr-do-sol do Jacaré (Cabedelo) 4627 - 3.54 %
Pedra da Boca (Araruna) 4.529 - 3.47 %
Cachoeira do Roncador (Bananeiras) 4.475 - 3.43 %
Igreja do Mosteiro de São Bento (João Pessoa) 4.401 - 3.37 %
Litoral de Baía da Traição (Baía da Traição) 4.215 - 3.23 %
Parque Solon de Lucena (João Pessoa) 4.167 - 3.19 %
Cruz da Menina (Patos) 3.819 - 2.92 %
Santuário de Nossa Senhora da Guia (Lucena) 3.668 - 2.81 %
Teatro Santa Rosa (João Pessoa) 3.440 - 2.63 %
Serra do Jatobá (Serra Branca) 3.307 - 2.53 %
Parque Arruda Câmara (João Pessoa) 3.284 - 2.51 %
Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) 3.265 - 2.5 %
Açude Velho (Campina Grande) 3.249 - 2.49 %
Areia Vermelha (Cabedelo) 2.988 - 2.29 %
Hotel Globo (João Pessoa) 2.875 - 2.2 %
Praia de Tambaba (Conde) 2.847 - 2.18 %
Barra de Camaratuba (Mataraca) 2.826 - 2.16 %
Praia do Amor (Conde) 2.799 - 2.14 %
Praia de Carapibus (Conde) 2.730 - 2.09 %
Rio Sanhauá (Bayeux/João Pessoa) 2.716 - 2.08 %
Praia de Tabatinga (Conde) 2.712 - 2.08 %
Praia Bela (Pitimbu) 2.598 - 1.99 %
Açude de Mãe D'água (Coremas) 2.596 - 1.99 %
Forte de Santa Catarina (Cabedelo) 2.590 - 1.98 %
Praia de Coqueirinho (Conde) 2.525 - 1.93 %
Pico do Jabre (Maturéia) 2.483 - 1.9 %
Hotel Tambaú (João Pessoa) 1.913 - 1.46 %
Centro Histórico (João Pessoa) 1.839 - 1.41 %
Praia de Gramame (Conde) 1.791 - 1.37 %


FONTE: Blog do Rafael San

Globo sai na frente com o "Ninão" da Paraíba.

O programa jornalístico Globo Repórter apresentou na edição de ontem, dia 31 de outubro, matérias sobre a estatura dos brasileiros. Foram apresentados diversos casos de pessoas com a estatura abaixo do normal, e até mesmo consideradas anãs, como também pessoas que cresceram acima da média.

Um dos casos veiculados foi o do paraibano Joélisson Fernandes da Silva, conhecido como “Ninão”, o homem mais alto do Brasil, nascido na cidade de Assunção, no cariri paraibano. O Ninão ficou bastante conhecido no país através de reportagens feitas pela Rede Record. A Record durante várias ocasiões divugou a história do “Ninão” da Paraíba, mostrando seus desafios, suas dificuldades devido à elevada estatura, que até o momento está em 2,30 m de altura.

Porém, a Rede Globo, numa jogada de marketing, apresentou novamente a história do “Ninão” no Globo Repórter, e com um diferencial em relação à Rede Record, agora o programa irá acompanhar o tratamento médico que “Ninão” irá fazer a fim de parar de crescer, e pelo que tudo indica, tratamento esse patrocinado pela Rede Globo. É... Não brinquem com a Globo não! Mais uma vez “sai na frente”.
Clicky Web Analytics